Planejar uma viagem é um dos momentos mais prazerosos para um viajante. Aquela expectativa de sair da rotina e conhecer um lugar novo dá até borboletas no estômago, não é mesmo? Principalmente se você é daqueles que gostam, por exemplo, de conhecer a rotina de quem reside na região e experimentar as delícias da culinária local. Ou seja, se desligar de verdade e pular de cabeça em uma nova experiência!Para conseguir vivenciar cada detalhe como você sonhou, é preciso ficar ligado. Planejamento e preparação são as palavras de ordem para fazer tudo isso acontecer e, ao mesmo tempo, aproveitar os seus recursos financeiros da melhor forma possível. Vale a pena definir cada detalhe e ir atrás de informação. Por exemplo, tirar suas dúvidas sobre a acomodação, sobre o local de destino e sua região, etc.Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis que vão ajudar a tornar a sua viagem mais bem planejada. Confira! 

1. Faça um planejamento antecipado da viagem

Se tem uma coisa que faz muita diferença na hora de planejar uma viagem, é começar bem antes da época em que você quer viajar. Parece uma dica trivial, mas, seja sincero, você realmente faz seu planejamento com antecedência? 

Pensar sobre o destino da viagem com tempo hábil para decidir te traz inúmeros benefícios! Por exemplo, você consegue pesquisar com mais calma e encontrar um lugar que realmente tem a ver com o seu gosto e seu estilo. Com certeza, isso é muito melhor do que apenas seguir o fluxo e aceitar a sugestão de outras pessoas. 

Depois de definir o destino, é o momento de colocar na ponta do lápis quanta grana você tem disponível. Determine quanto você pode ou está disposto a gastar com cada item que faz parte da viagem. Também é super importante determinar uma média de gasto diário, para ter certeza que não vai ultrapassar o que foi estabelecido no planejamento. 

2. Procure plataformas especializadas em aluguel de temporada

Na hora de fazer o planejamento de viagem, há muitas coisas para levar em consideração! Uma das principais é definir o tipo de acomodação em que você pretende se hospedar. A nossa principal dica, quanto se trata disso, é buscar um lugar especial. Afinal, por mais que o propósito de uma viagem seja curtir o que a região tem de bom para oferecer, é incrível voltar para a “sua casa” (ou quarto de hotel!) e encontrar um ambiente confortável, acolhedor, em que você se sinta bem para descansar e confraternizar com quem está te acompanhando.

Ah, por falar nesse assunto, se você for convidar amigos ou familiares para embarcarem na jornada com você, pode ser interessante optar por um imóvel de aluguel por temporada. Porém, não é apenas nessa ocasiões em que vale a pena se hospedar num imóvel alugado. Existe uma grande diversidade de plataformas de aluguel de imóveis atualmente. Na hora de procurar um cantinho para chamar de seu apenas por uma curta estadia, vale a pena conferir plataformas especializadas em aluguel de temporada. 

Sabe por que? Essas plataformas oferecem acomodações mais customizadas. Elas têm opções para todos os tamanhos de grupos de viajantes, e possibilitam um melhor custo x benefício. Mais do que um local para pernoitar e descansar, esse tipo de imóvel é pensado para cumprir o propósito de ser útil para turistas, nômades digitais e outros perfis de viajantes. Então, geralmente, têm localização privilegiada, são próximos à praias, supermercados, restaurantes, farmácias e comércio em geral. Além disso, oferecem outras amenidades (serviço de praia, design customizado, etc). 

3. Tire todas as suas dúvidas sobre a acomodação

Encontrou a acomodação que, aparentemente, parece perfeita e já está confabulando os próximos passos com a sua turma? Temos mais uma super dica para você garantir que todo mundo vai ficar satisfeito! 

Sabe quando você vê as fotos de um imóvel e tem dificuldade de entender dimensões de um cômodo, o tamanho de alguma mobília, etc? Ao escolher um imóvel para alugar, é super normal aparecerem essas dúvidas. Então, se, na hora de fechar, você ainda está com uma ou outra pulga atrás da orelha, faça questão de esclarecer tudo. Não tenha medo de confirmar quantas camas e colchonetes tem disponíveis, quantos banheiros com chuveiro, etc. Tudo pode fazer a diferença na sua experiência!

Vale a pena citar, inclusive, uma outra dica relacionada à  anterior. Fechar com um anfitrião que faz a gestão profissional do aluguel de curta duração é uma forma de garantir um melhor atendimento antes, durante e após a estadia. Você pode tanto tirar essas dúvidas sobre detalhes da acomodação, quanto ser rapidamente atendido diante de qualquer eventualidade, o que é indispensável, certo?

4. Pesquise tudo sobre o local de destino

Você já fez algumas viagens e já tem o hábito de procurar saber quais os pontos turísticos, passeios e restaurantes do seu destino que são indispensáveis conferir? Esse é um hábito bastante natural e, claro, faz com que algumas das principais experiências a serem vividas na viagem fiquem no topo do checklist.

Porém, mais do que apenas saber o que é mais famoso no local, ou onde todo turista precisa ir, existem diversas outras questões para levar em consideração. Existem experiências tidas como “obrigatórias” mas, bom mesmo é encontrar programas que realmente tenham a sua cara. Então, fuja do óbvio!

Outra coisa a que você deve se atentar é que, por mais que viajar seja incrível, é praticamente certeiro que vá acontecer algum tipo de imprevistos. Por exemplo, algum trecho da viagem vai ser feito de carro? Procure se familiarizar com os postos de gasolina, pode ter algum no caminho que é mais indicado por outros viajantes, por exemplo. 

Quando você chegar no destino, é bom saber os meio de transporte disponíveis também. Não é legal ficar “na mão” por contar com um transporte público sem saber os horários de funcionamento, ou até mesmo com aplicativos de transporte e carona, sem ter certeza de que eles funcionam bem e com preço justo.

Além disso, ao longo dos dias de viagem, vale lembrar que você vai ter contato com ambientes e temperos muito diferentes do que o seu corpo está acostumado. Portanto, procure conveniência nas redondezas de onde você vai se hospedar. Por exemplo, farmácias, bem como agências de banco, caixa eletrônico, supermercados, etc., para demais emergências.

Essas foram as nossas dicas para que você consiga ter uma experiência incrível, do jeito que você sonhou! Essa é a nossa forma de colaborar para que todo o seu esforço no momento do planejamento da viagem contribuam para que você foque apenas em curtir a experiência e relaxar de verdade.

Já está pensando no seu próximo destino? Curte conhecer praias diferenciadas no litoral brasileiro? Então você precisa conhecer a Weekends! Somos uma plataforma especializada na locação de imóveis de curta duração. Em nossa plataforma, disponibilizamos apenas acomodações selecionadas. Se você também gosta de se hospedar em um lugar lindo, planejado, aconchegante, bem equipado e bem localizado conheça agora mesmo as acomodações da Weekends!