Possui um imóvel diferenciado em localização privilegiada? Conheça as vantagens de alugar por temporada e comece a ganhar mais dinheiro com esse modelo de negócio!

No Brasil, alugar um imóvel por períodos curtos costumava ser uma prática mais realizada em regiões litorâneas e no verão ou feriados prolongados, não é mesmo? Porém, no exterior, esse tipo de prática já ocorria de maneiras diferentes e as vantagens de alugar por temporada se mostraram cada vez mais lucrativas.

Em geral, a busca por aluguel para curta estadia no Brasil sempre se concentrou em destinos mais inóspitos, refúgios, em locais que proporcionam uma experiência diferenciada e exclusiva ou quando não havia outras opções. Nas localidades mais conhecidas e turísticas, a hospedagem tradicional – em hotéis, flats, hostels e pousadas – sempre foi mais requisitada. Agora, isso começa a mudar!  Assim já ocorria em outros países, hóspedes brasileiros estão buscando aluguéis de curta duração no Brasil por diversos motivos: viagens a trabalho, a estudo, para curtir com os amigos e conhecer novas pessoas e culturas.

Com isso, essa nova tática de aluguel de imóveis está crescendo e se estabelecendo como um modelo de negócio lucrativo. Principalmente, está proporcionando mais oportunidades para que proprietários como você possam gerar renda com aluguéis de curta duração.

Você já investiu e conquistou um imóvel que se enquadra nesse perfil? É proprietário, por exemplo, de uma casa de praia bem conceituada? Conheça a seguir as principais vantagens de alugar por temporada e transforme esse imóvel singular em uma fonte de renda lucrativa!

Liberdade para alugar quando quiser

Sem dúvidas, você valoriza muito o imóvel que conquistou com seus investimentos, e inclusive o utiliza para o seu lazer próprio com a família, certo? Uma das principais vantagens de alugar por temporada é que você tem total controle da agenda de locação e pode disponibilizar o espaço apenas quando você puder e quiser.

Tanto a oferta quanto a procura de acomodações focadas nesse modelo de negócio de aluguel de curta duração vêm crescendo, e este mercado se mostra cada vez mais promissor. Para você, com certeza esse mercado emergente é uma boas notícia, e uma oportunidade imperdível.

O erro de muitos donos de imóveis com alto potencial lucrativo, como o seu, é acreditar que reduzir a duração das estadias significa reduzir os lucros. Unindo o útil ao agradável, o aluguel de curta duração te permite desfrutar do seu imóvel ao mesmo tempo em que o torna uma fonte de renda altamente lucrativa. Mas como? Entenda a seguir.

Lucros maiores e mais otimizados

O que torna um imóvel lucrativo no aluguel de curta duração é uma localização privilegiada, um design diferenciado e as experiências positivas que proporciona aos hóspedes. Quando o ambiente interno e os arredores são atributos muito chamativos, os hóspedes se sentem mais atraídos e dispostos a pagar por essa qualidade. Se você ainda oferece mimos ou amenidades, é certo que irá proporcionar experiências diferenciadas, agregando valor ao negócio. Se o seu imóvel é assim, ou tem potencial para atingir esse conceito, vale a pena repensar a forma como você está gerindo o aluguel.

Geralmente, donos de imóveis mais conservadores preferem apostar no aluguel fixo, já que ele representa garantia de renda e estabilidade. Mas quando um imóvel oferece vantagens e privilégios como os citados, essas características representam alto valor agregado. Com isso, o retorno de investimento que ele pode oferecer com aluguel por temporada ultrapassa significativamente o retorno do aluguel fixo.

Isso é possível graças a uma outra vantagem de alugar por temporada: você define seus próprios preços e os ajusta de acordo com a dinâmica do mercado. A demanda, a concorrência e época do ano em que a hospedagem será disponibilizada são indicadores importantes que devem ser utilizados ao seu favor.

Você pode aumentar as diárias em alta temporada, no Carnaval e no Ano Novo. Mas, mais do que isso, quando o período for de baixa temporada, você pode manter o imóvel ativo aproveitando reservas mais curtas em fins de semana e feriados. E ainda há a possibilidade de receber hóspedes que estão de férias em épocas menos usuais, de menor demanda, bem como nômades digitais, profissionais que fazem trabalho remoto ou viajam a trabalho, etc.

Com essa estratégia você consegue um rendimento que jamais teria com o aluguel fixo, mesmo na baixa temporada. Isso acontece porque, independente da época em que você aluga, o valor agregado característico do seu imóvel sempre será um atrativo para os hóspedes.

Gestão profissional de aluguéis

Agora que você já está ciente dessas vantagens de alugar por temporada, sem dúvidas já há um interesse em lucrar mais com essa estratégia, certo? Com isso, fica o questionamento. Será que é mesmo possível encontrar potenciais hóspedes e fechar reservas com uma frequência estável? Como você vai lidar com um fluxo maior de hóspedes e com o possível aumento nas manutenções?

Primeiramente, para que essa estratégia funcione é preciso buscar outras alternativas que não sejam apenas acompanhar o fluxo de demanda local. Anunciar online em iniciativas como o Airbnb é o segredo para garantir reservas constantes. O alcance digital é bastante abrangente e efetivo, principalmente quando você sabe segmentá-lo para alcançar o seu público-alvo.

Além disso, a dica é apostar em um corretor de imóveis especializado nesse tipo de gestão para:

  • realizar o marketing do imóvel de forma estratégica e personalizada;
  • segmentar o público-alvo e selecionar hóspedes com rigor;
  • estabelecer a estratégia de preços;
  • gerenciar o contato com potenciais hóspedes;
  • receber, atender e dar suporte aos hóspedes.

Profissionalizar a gestão do aluguel do seu imóvel é uma maneira de garantir as vantagens de alugar por temporada citadas e, ao mesmo tempo, ter o mínimo de dor de cabeça. Uma vez que você contrata esse serviço, você não precisa gastar tempo determinando estratégias, gerenciando estadias e atendendo hóspedes.

Apostar nesse serviço profissional é a forma ideal de otimizar seus investimentos, aumentar sua taxa de ocupação e atingir seus objetivos financeiros com o máximo de transparência. Todos os aspectos serão geridos para você com excelência para que o retorno financeiro seja certeiro.

Quer entrar nesse mercado, aproveitar as vantagens de alugar por temporada e fazer do seu imóvel uma fonte de renda lucrativa? A Weekends é uma plataforma especializada na locação de imóveis de curta duração. Atuamos em todo o Brasil, especialmente nas praias do litoral norte de São Paulo e funcionamos de forma integrada com o maior site de aluguel de temporada da atualidade: o Airbnb. Conheça mais sobre como a Weekends funciona agora mesmo!