Seu imóvel pode ser muito mais que uma fonte de renda extra. Conheça os segredos que te permitem ganhar mais com aluguel por temporada e transforme-o em um negócio lucrativo!

Ser proprietário de um imóvel com foco em aluguel de curta duração é uma oportunidade muito boa de lucrar e se estabilizar. Se você souber aproveitar, e principalmente, criar vantagens e diferenciais, sua acomodação pode se tornar uma fonte de renda altamente lucrativa. Quer ganhar mais com aluguel por temporada? A partir de agora, encare-o como um modelo de negócio e como um verdadeiro empreendimento.

Para ter sucesso nessa empreitada, você deve tomar a postura de um gerente de um pequeno hotel. Pense em formas de humanizar o seu negócio para agregar valor à acomodação, aumentar a taxa de ocupação e, principalmente, garantir um lucro mais estável. Se dedique a tornar essa acomodação o sonho de consumo de qualquer hóspede.

Essa não é uma tarefa simples de se realizar, mesmo que você já tenha alguma experiência como anfitrião. Então, confira a seguir algumas dicas de ouro que vão ser indispensáveis para alinhar seu negócio e gerar resultados!

1. Garanta que a acomodação seja customizada

O primeiro aspecto que faz um hóspede despertar interesse por uma acomodação é o conforto que ela pode proporcionar. Mas conforto, por sí só, não é um diferencial, e sim algo básico. Então, é importante tornar o design do ambiente não apenas funcional, mas esteticamente encantador. É isso que te possibilitará agregar valor e ganhar mais com aluguel por temporada.

É uma boa ideia contar o auxílio de um profissional especialista em design de interiores e buscar um conceito especial e único para ser seguido. Desta forma, cada cômodo da casa vai colaborar para manter esse conceito integrado, unificado e atraente.

A decoração deve ser aconchegante, capaz de fazer com que os hóspedes se sintam em um lar, um refúgio onde irão morar por alguns dias. Então, aposte em utensílios que tornem a casa bem equipada e que conversem com o estilo estabelecido para ela.

2. Dê um nome para o seu negócio

Se você já deu um estilo próprio para o seu imóvel e o tornou inigualável, ele merece um nome que demonstre essa personalidade. Na web série da Netflix, chamada “Reforme na baixa, fature na alta” (ou Stay here, no original), uma expert em design e decoração, em conjunto com um especialista em marketing, utilizam bastante essa estratégia.

As acomodações modificadas por eles recebem nomes que remetem, por exemplo, a:

  • objetos de decoração que se tornaram um ícone da casa;
  • estilo de arquitetura do imóvel;
  • cultura da região;
  • tipo de evento que o imóvel costuma receber.

Assista essa série e se inspire! Essa escolha te ajuda a ganhar mais com aluguel por temporada porque, ao dar um nome para a acomodação, você a humaniza, a aproxima de quem se interessa por ela. Além disso, o nome torna o seu imóvel algo que é conhecido e desejado de forma mais específica. Você pode até mesmo criar hashtags com o nome da casa para usar nas redes sociais. Assim, sua casa conquista um lugar VIP nos desejos dos viajantes.

3. Invista em fotos profissionais

Quando uma pessoa está buscando um imóvel para alugar, ao ver as fotos de um lugar pelo qual se interessou, ela se imagina naquele ambiente, não é mesmo? Mas, quem iria ter interesse e se sentir atraído por um ambiente se as fotos que o apresentam não são bem feitas?

Por isso, se a acomodação está impecável e já tem um nome para chamar de seu, é hora de investir em fotografia de qualidade. Esse profissional vai ser capaz de demonstrar, ao máximo, todos detalhes e regalias que a casa tem para oferecer, e encher os olhos dos potenciais hóspedes com boas expectativas.

Esse material faz toda a diferença na divulgação do seu imóvel e na conquista da mais reservas. Ou seja, é mais um segredo que te permite ganhar mais com aluguel por temporada.

4. Faça um anúncio que exalte o imóvel

Todo o seu esforço e empenho em refinar a apresentação do seu imóvel precisa ser divulgado, não é mesmo? As fotos já fazem uma boa parte desse trabalho, mas existem detalhes que somente um texto bem produzido é capaz de apresentar.

Para ganhar mais com aluguel por temporada, ao redigir a descrição do anúncio, exalte o imóvel:

  • introduza apresentando o conceito do imóvel e as experiências que ele pode proporcionar;
  • aponte todos os detalhes e utensílios que ele possui;
  • cite os serviços inclusos;
  • ressalte os diferenciais (por exemplo, ar condicionado nos quartos, banheira de hidromassagem, piscina aquecida);
  • fale sobre as conveniências e comércios que podem ser acessados com facilidade na região.

Essa estratégia é uma forma de incrementar e agregar ainda mais valor ao seu imóvel antes mesmo de os hóspedes estarem, de fato, presentes nele.

5. Ofereça um atendimento excepcional

Depois de encantar e fisgar os hóspedes, é hora de operacionalizar e gerenciar as reservas, certo? Seja o anfitrião que você gostaria de ter! Vá além do convencional e aposte em amenidades que vão fazer os hóspedes sentirem que o valor pago foi investido de forma certeira, excedendo as expectativas. Isso é, inclusive, uma forma de garantir que eles voltem a alugar o imóvel no futuro, e ainda o indiquem para amigos e familiares.

A série da Netflix que foi citada pode, novamente, ser uma ótima fonte de inspiração para essa etapa. Veja algumas dicas que você vai encontrar lá:

  • componha um kit de boas vindas, por exemplo, com guloseimas personalizadas com o nome do seu negócio e um manual da casa;
  • na cozinha, disponibilize garrafas de água, ou uma garrafa de vinho, para transmitir a sensação de que a acomodação esteve esperando pelo recém chegado com tudo o que ele precisa;
  • nos quartos, posicione em cima da cama um kit de banho com toalhas e amostras personalizadas de produtos de higiene para que os hóspedes não precisem perambular para procurá-los;
  • forneça ou se torne um guia para apresentar aos forasteiros as experiências e vivência locais e garantir uma experiência completa e memorável;
  • busque parceria com outros empreendimentos que se alinhem à sua proposta e indique-os como opção de lazer.

Depois de adquirir essa experiências singular com o seu atendimento, sem dúvidas os viajantes farão boas avaliações na plataforma por onde o imóvel foi alugado. Esse respaldo é uma parte essencial da divulgação do seu imóvel, e vai te permitir ganhar mais com aluguel por temporada.

Agora que você sabe como ganhar mais com aluguel por temporada, coloque essas dicas valiosa em prática. Em pouco tempo você terá transformado seu imóvel em uma fonte de renda altamente lucrativa.

Quer investir nessas ideias mas não tem disponibilidade de tempo para fazer a gestão da acomodação e das reservas? A Weekends é uma plataforma especializada na locação de imóveis de curta duração. Gerenciamos e operacionalizamos todos os aspectos do seu imóvel te proporcionando ganhos sem dor de cabeça. Saiba mais sobre nossos serviços!