Viajar em baixa temporada tem diversas vantagens. Mas você está pensando em todos os detalhes? Veja essas dicas e garanta tranquilidade na sua estadia.

A melhor parte de viajar em baixa temporada é encontrar os destinos muito mais tranquilos, agradáveis e praticamente disponíveis só para você, não é mesmo? Além de aproveitar o início ou um fim da sua estação favorita, dá para curtir atrações por um preço mais em conta. Assim, sobra grana para investir em tornar a viagem ainda mais especial.

Está querendo planejar a sua próxima viagem e vai ter a oportunidade de fazer esse passeio em baixa temporada? Aqui vão alguns lembretes importantes de detalhes que você pode estar deixando passar despercebido.

Escolha o clima que quer pegar no destino

A baixa temporada é aquele período em que os destinos turísticos se encontram menos concorridos e isso pode variar dependendo da região para onde você pretende viajar. No Brasil, por exemplo, as festas de fim de ano, os períodos de férias escolares e os feriados prolongados mais tradicionais, como o carnaval, ditam a alta temporada. Porém, em regiões mais próximas dos hemisférios, onde as estações são bem demarcadas, o ápice do verão ou do inverno também pode representar um indicativo de alta temporada.

O bom da baixa temporada é que você consegue pegar o meio das estações e ainda aproveitar tudo que a região tem para oferecer. Já definiu o seu destino? Estão comece a pesquisar e planejar a viagem com base no histórico e nas estimativas climáticas para ter essa liberdade de escolher um época agradável, ideal para cumprir com os seus desejos e ainda gastando menos.

Fique de olho nos feriados regionais

Nem todo mundo possui disponibilidade para aproveitar as vantagens de viajar em baixa temporada. Mas, planejamento é sempre a chave para uma viagem perfeita! Fique atento aos feriados regionais. Por vezes, pode ser que seja feriado na sua cidade em uma certa época, mas ele não ocorre em destinos que você gostaria de conhecer! Está aí a oportunidade perfeita para aproveitá-lo com mais tranquilidade e conforto.

O inverso também é válido! Sempre confira os feriados que acontecem no local de destino próximo a data que você pretende ir. Os costumes locais podem influenciar muito na sua estadia. Imagine que você separou parte do seu orçamento apenas para fazer compras, mas, por conta de um feriado regional de que você não tinha conhecimento, as lojas estarão fechadas na maior parte dos dias da sua viagem. Seria péssimo, não é mesmo?

Invista melhor o seu dinheiro

Viajar na baixa temporada é bem mais barato, o que significa que você pode usar o seu dinheiro para investir em outras coisas que valoriza. Por exemplo, compras, gastronomia, entretenimento, atividades culturais e até mesmo conseguir uma acomodação mais completa, bem localizada e luxuosa. Sem trânsito e grandes aglomerações você pode aproveitar o destino de verdade e, ainda por cima, tirar diversas fotos incríveis, sem pessoas desconhecidas aparecendo ao seu redor.

Essa é uma ótima chance para conseguir o melhor custo benefício aproveitando preços mais acessíveis nas atrações mais famosas e investindo mais em outras experiências. Afinal, na alta temporada a diferença de preço pode é exorbitante. As próprias passagens aéreas e outros meios de transporte não só passam longe de entrar em promoção como também ficam mais caros. 

Aproveite vantagens e upgrades na hospedagem

Não são só os preços das acomodações que ficam mais interessantes em época de baixa temporada! hotéis, hostels e anfitriões de imóveis de aluguel para curtas estadias também ficam mais suscetíveis a dar upgrades gratuitos na sua estadia. 

Isso acontece porque, para os negócios que focam em viajantes e turistas, é interessante fidelizar os clientes, principalmente em épocas em que há menor movimento em sua região. Se você ganhasse esse super presente quando se hospedasse em uma acomodação, com certeza adoraria voltar mais vezes para aproveitá-la, certo?

Além disso, hoje em dia, o ramo de aluguel por curtos períodos se profissionalizou bastante. As hospedagens buscam fazer parcerias com o comércio local, o que pode render diversas vantagens para os hóspedes. Por exemplo, descontos em aulas de surf, cupom para usar na melhor hamburgueria da região, etc.

E aí, já tinha pensando nesses detalhes? Fique atento, informe-se e, principalmente, aproveite a oportunidade de garantir mais amenidades na sua estadia! 

Agora que você está planejando sua próxima viagem, e quer aproveitar a baixa temporada, vale lembrar que existem diversas praias no litoral brasileiro que recebem um clima agradável na maior parte do ano. Melhor do que ter a praia só para você, é se hospedar em uma acomodação bem localizada, equipada e de alto padrão. 

Conheça a Weekends! Somos uma plataforma especializada na locação de imóveis de curta duração. Em nossa plataforma, disponibilizamos apenas acomodações selecionadas. Se você também gosta de se hospedar em um lugar lindo, planejado, aconchegante, bem equipado e bem localizado conheça agora mesmo as acomodações da Weekends!