Conheça 4 destinos imperdíveis e veja dicas para quem quer aproveitar o melhor da beleza natural litorânea nacional com exclusividade, luxo e conforto.

Você ama viajar, mas gosta mesmo é sempre conhecer lugares novos, com uma energia completamente diferente da sua cidade e da sua rotina? O litoral é sempre a primeira opção dos brasileiros e, que sorte a nossa! Temos um litoral vasto, rico, cheio de praias com os mais diferentes tipos de arquitetura, vegetação, cultura e gastronomia.

Hoje, você vai conhecer 4 praias do litoral brasileiro que tem algo de especial para te oferecer. São destinos com estilos diferentes, então, fique ligado a seguir e aproveite para descobrir qual mais tem a ver com você!

Praia de Geribá – Búzios (RJ)

Sobre o destino

O balneário de Búzios fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro; uma de suas praias mais famosas dentre as 22 que compõem a península é a praia de Geribá. Ela possui 2 km de extensão e é uma das mais frequentadas da região por turistas do mundo inteiro. Bem localizada, fica há apenas 5 minutos de carro do centro de Búzios.

Na praia de Geribá, o mar é um pouco agitado e ótimo para quem gosta de praticar surf. Há ondas quebrando em toda a sua extensão. É uma praia de areia fina, branca, cercada por rochas e cheia de casas de veraneio bem posicionadas entre essas pedras. A orla oferece diversas opções de acomodação e gastronomia.

É uma região completa, com todas as conveniências, amenidades e experiências indispensáveis em uma viagem para o litoral. Se você quer, ao mesmo tempo, sofisticação e simplicidade, este é o seu lugar!

Quando ir

Como a praia de Geribá é famosa, é uma boa ideia evitar visitá-la em feriados. O trânsito na Região dos Lagos pode ficar carregado, sem falar no acúmulo de turistas por todas parte. Também é uma boa ideia evitar as sextas-feiras e sábados, quando o público jovem mais aparece por lá.

As melhores épocas do ano para ir e aproveitar com exclusividade são entre abril e maio, ou entre setembro e outubro. Nesses períodos, chove menos do que durante o alto verão e o clima ainda se mantém quente o suficiente para curtir a praia.

Praia de Maresias –  São Sebastião (SP)

Sobre o destino

Com certeza você já ouviu falar da praia de Maresias, localizada em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, certo? Esse é outro destino muito visado por jovens, famílias, famosos e turistas do mundo todo. É uma praia de areia e águas claras com 5km de extensão.

O mar é um pouco agitado, e sua grande vantagem é que a faixa de areia da praia é mais tranquila. Há sempre espaço de sobra para se acomodar e curtir a vibe litorânea. Os surfistas também adoram praticar o esporte por lá e a praia, inclusive, já sediou campeonatos. Também não faltam opções para quem realmente quer entrar no ritmo local: trilhas, rapel, mergulho com snorkel, passeio no mirante.

O acesso à praia se dá por entradas com portais de madeira e há 22 pontos como este ao longo da orla. Por se tratar de um ponto turístico de destaque, a região se desenvolveu bastante e possui uma estrutura comercial sensacional para te receber. 

Quando ir

Para planejar sua ida à Maresias é preciso saber que a região de São Sebastião fica bastante próxima da Serra do Mar, o que atrai chuvas ao longo de todo o ano. Porém, isso não impede a praia de receber dias lindos de sol, principalmente no verão. Quando o tempo fechar por lá é um motivo de alegria, porque trás até mesmo mais frescor. 

Mas, fique ligado! Como sempre, a alta temporada e feriados, principalmente o Carnaval, tornam a região mais disputada por turistas. Se você quiser evitar aglomerações, trânsito e dor de cabeça e ainda aproveitar um pouco do movimento noturno local, a dica é visitar Maresias nos finais de semana mais comuns.

Para quem curte a calmaria, o ideal é visitá-la em baixa temporada. O clima fica um pouquinho mais frio, mas também menos chuvoso, o que provoca um equilíbrio ideal e pode deixar a praia ainda mais agradável. Nossa dica é se planejar para ir à Maresias na primavera, a partir de Setembro.

Praia de Camburi –  São Sebastião (SP)

Sobre o destino

A praia de Camburi, por vezes também chamada de Cambury, se trata de mais um pedacinho de paraíso situado em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Fica há 10 km de Maresias e tem uma característica ímpar: a presença do Rio Camburi. 

A água doce do rio é o que faz a divisa natural entre a praia de Camburi e Camburizinho, e é possível atravessar de uma para a outra a pé, passando por dentro do rio. Há ainda uma península com uma pequena ilha. Ambas as praias têm areia clara, fina e solta. Em Camburi, a agitação do mar varia e é possível dar vários mergulhos quando ele se encontra mais calmo. Já em Camburizinho a calmaria das águas é sempre garantida. Passeando por ali, você também encontra os surfistas que frequentam a praia, principalmente no outono e no inverno.

Se você curte passar as férias em regiões mais rústicas, Camburi é o lugar certo. É um bairro pequeno, cercado pela natureza e com algumas ruas de terra. Porém, a rua principal é recheada de restaurantes, bistrôs, docerias, cafés, sorveterias e muito mais! Ainda dá para se divertir praticando outras atividades como fazer trilhas e conhecer as outras praias vizinhas.

Quando ir

Aqui, valem as mesmas dicas que citamos para a praia de Maresias. Evite a alta temporada se quiser fugir das prováveis chuvas, e do movimento mais carregado na região. Aproveite o período da primavera para ter a praia mais tranquila.

Praia do Campeche – Floripa (SC)

Sobre o destino

A praia do Campeche é uma praia oceânica que fica em Florianópolis, no sul da ilha de Santa Catarina. É grande, com 11,5 km, tem uma faixa larga de areia branca e água cristalina. Como é de se esperar, o mar de lá tem águas mais frias e ondas fortes. Por isso, a praia oferece as condições ideais para quem adora praticar surf, o que a tornou famosa e faz com que atraia surfistas de diversas origens. 

Essa amostra de paraíso não é uma praia que costuma ficar muito cheia, nem com turistas, nem com ambulantes. É inclusive, muito elogiada por sua conservação e limpeza. Ainda assim, não é totalmente isolada e tem ótima estrutura para receber os turistas. 

Um dos principais destaques da Praia do Campeche é que, em seus arredores, existem uma área de 121 hectares de dunas que foram tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município. A vegetação que envolve a praia é preservada por lei municipal. Além disso, exatamente em frente a praia, fica a ilha do Campeche, que possui um patrimônio arqueológico que pode ser acessado por trilhas. Para quem curte esse tipo de passeio, é uma dica incrível!

Quando ir

A principal dica para visitar a Praia do Campeche é fugir das principais datas da alta temporada e do pico do verão, que é quando os turistas mais comentam dos fortes ventos que atingem a orla. 

Gostou dessas dicas e já se apaixonou por um dos destinos? Não perca tempo e já comece a planejar sua viagem! Como você percebeu, uma das maiores dicas de viagem para quem gosta de sossego, tranquilidade e exclusividade, é sempre fugir da alta temporada. 

Quer planejar o roteiro de viagem e levar cada detalhe em conta? Confira esse blog post com dicas para quem ama viajar na baixa temporada!